Funções Básicas dos NTEs
• Capacitar professores e técnicos de suporte
• Prestar suporte pedagógico e técnico às escolas
• Pesquisar, desenvolver e disseminar experiências educacionais
• Interagir com as Coordenações Regionais e Nacional do ProInfo.
PROINFO
O Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) é um programa educacional criado pela Portaria nº 522, de 9 de abril de 1997, pelo Ministério da Educação, para promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio. O ProInfo é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED), por meio do Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica (DITEC), em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais.
A partir de 12 de dezembro de 2007, mediante a criação do decreto n° 6.300 o ProInfo passou a ser Programa Nacional de Tecnologia Educacional. pesar de ter como principal objetivo promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica, passa a postular a integração e articulação de três componentes:
- a instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática com computadores, impressoras e outros equipamentos e acesso à internet - banda larga);
- a disposição de conteúdos e recursos educacionais multimídia e digitais, soluções e sistemas de informação disponibilizados pela SEED/MEC nos próprios computadores, por meuio do Portal do Professor, da TV/DVD Escola etc;
- a formaçao continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação(TIC).
Cursos Ofertados:
- Introdução à Educação Digital (40h) - Curso básico para professores que não têm o domínio mínimo no manejo de computadores/Internet.
- Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) - visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares.
- Elaboração de Projetos (40h) : visa capacitar os professores e gestores escolares para que eles possam desenvolver projetos a serem utilizados na sala de aula junto aos alunos, integrando as tecnologias de educação existentes na escola.
- Curso Especialização de Tecnologias em Educação (400h)- A proposta principal do curso tecnologias em educação é propiciar a formadores/multiplicadores dos programas ProInfo Integrado, TV Escola, Mídias na Educação, Formação pela Escola e Proinfantil e a professores efetivos da rede pública de ensino e gestores escolares especialização, atualização e aprofundamento nos princípios da integração de mídias e a reconstrução da prática político-pedagógica.
Quem pode participar?
Professores e gestores das escolas públicas contempladas ou não com laboratórios de informática pelo ProInfo, técnicos e outros agentes educacionais dos sistemas de ensino responsáveis pelas escolas.